Ariranha/SP, 27 de Setembro de 2022 Webmail | Câmara Municipal
 » Projeto de Lei que incentiva os artistas locais é aprovado por unanimidade

Mirão pretende garantir a contratação de artistas locais na abertura de shows financiados com recursos públicos.

Na noite de terça-feira, 3 de maio, durante a 26ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2022, foi aprovado por unanimidade dos vereadores o Projeto de Lei n.º 017/2021, de autoria do vereador Valdomiro Braz da Silva, popular "Mirão", denominado "Programa Artista da Casa",   que estabelece a participação de artistas locais na grade de programações de eventos e oportuniza a apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas em eventos musicais e similares realizados no Município, cujo evento tenha recebido qualquer categoria de fomento público municipal.

O texto considera ‘Artista da Casa’, nos termos do inciso I deste artigo, os grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais residentes no município; no caso de pluralidade de componentes, aquela coletividade que contemple a maioria de integrantes que no município tenha sua residência.

Ficará a cargo da Diretoria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer, o cadastramento dos artistas locais e a definição sobre a forma com que os cadastrados podem se apresentar no decorrer do ano em eventos realizados pelo Município ou que tenham a participação do Poder Público de Ariranha.
 
A forma de seleção dos cantores, instrumentistas, bandas ou conjuntos musicais locais deve ser definida pelo diretor artístico do evento, ou da apresentação musical e, na falta desse, do responsável pela produção do evento.

Segundo Mirão, o Projeto de Lei visa incentivar a promoção da cultura local no Município de Ariranha, através da destinação obrigatória de parte de recursos públicos investidos em eventos culturais na contratação de artistas locais.

Conforme o vereador, a proposta busca garantir a participação dos artistas locais em eventos musicais que contenham o apoio da iniciativa pública municipal, sob qualquer forma. "Entendemos que a valorização do artista na totalidade é essencial para demarcarmos o território importante da cultura e dos artistas locais, sendo a proposta desse projeto. Uma chance para uma classe que é merecedora de toda nossa reverência com papel fundamental na divulgação da nossa cidade por onde passa".

"Tem-se a expectativa de que, oportunizando aparições de artistas ariranhenses na abertura de shows de maior vulto e estrutura, com maior público, terão eles a oportunidade de apresentarem seu trabalho, valorizarem a cultura, terem exposição e impulsionarem suas trajetórias, sem que com isso tenham que suportar ônus de monta inalcançável", explica Mirão, considerando que: "outrossim nenhum prejuízo haverá para o ente público ou para os artistas do evento principal".

O parlamentar relata que: "dessa forma entendemos ser preciso reconhecer nossa arte, fazendo ainda mais pelos talentos que temos em nosso Município. A valorização da cultura local é essencial para entendermos um pouco mais sobre o nosso território, a nossa gente e a maneira de pensar e produzir de nossa população".   

"Por fim, por acreditar nos benefícios que o Projeto trará à população ariranhense sugeri o plano, aprovado por unanimidade pelos Nobres Edis", conclui Mirão.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM

Divulgação

Portal Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Holerite Online
Portal de Serviços